O Mundo da Administração nas Organizações

Administrar empresas requer conhecimento e ação para que possa fazer com que as coisas caminhem e tenham o deslanche necessário em conseguir que um objetivo seja atingido, e no que tange ao conhecimento, existem muitas formas e maneiras de administrar uma organização, muito embora a ciência e o estudo ao longo do tempo, desde a época de Henri Fayol (1916) tenham evoluído, e muito foi  aprendido desde então, o conhecimento tem apontado para uma única direção nesta evolução, e cada vez mais as organizações se abrem e se tornam mais democráticas a fim de permitir a participação e o envolvido de todos os colaboradores nos ditames de uma organização, porque hoje as pessoas estão mais bem informadas e capacitadas para realizarem e desempenharem suas funções, o que as torna mais eficientes e produtivas, muito embora a automatização e o emprego das tecnologias modernas estejam sendo intensificadas, implicando na obsolescência de muitas funções, decorrendo na substituição de muitas funções por robôs e computadores, softwares e máquinas,  automatizando todo o processo produtivo, mas nem por isto e apesar de todo o emprego da tecnologia na atividade e na produção, no que concerne as organizações empresarias, o ser humano sempre será o maior protagonista e responsável pelo sucesso das organizações, e quem determinará em primeira e última instância, o futuro de qualquer organização, pois organização implica no arranjo de funções e atribuições, responsabilidades e atividades, que somente podem serem exercidas pelo homem, que sempre comandará e instruirá qualquer máquina, devendo somente o conhecimento se adaptar e ser empregado, em conjunto com estas novas técnicas de administrar,  para acompanhar na evolução da prática administrativa, que estão sempre em constante transformação e evolução, o  que impele as organização a serem flexíveis e se adaptarem ao tempo e as mudanças, para poderem acompanhar as transformações que as organizações estão passando e com isto evoluir também nas práticas de administração.


Governança Corporativa: É a composição de comando e liderança de uma organização, envolvendo as funções, atribuições, cargos e responsabilidades, em ocupações de comando, controle e decisão, além de encampar todo o processo de planejamento, organização e execução interna de uma organização, é o que faz uma organização funcionar e a impelir para desenvolver a sua atividade no negócio em que atua.

Estrutura Organizacional: São todas as partes que estruturadas em componentes para trabalharem em conjunto, como um todo funcional, organizadas para operarem alinhadas e coesas, para dar vida a organização, pois o fluxo de atividades, funções, trabalhos e tarefas, movimentam a organização, de forma que as partes  formem um todo, para se alimentem de processos que devem resultar em produtos e serviços aos clientes da organização.

Normatização da Organização: São as regras que regem uma organização em termos de fazer cumprir e seguir, é a organização pensada e operada de forma burocrática, é tudo o que faz uma organização ser viável em termos de negócio e atividade, é o que atribui responsabilidade e específica como deve ser, fazer e funcionar, em relação ao modo de operação de uma organização.

Práticas de Administração: São conceitos que quando aplicados no dia a dia da organização, a tornam mais eficiente, eficaz e efetiva na sua atividade, são as maneiras, formas e modos de administrar uma organização, é o que pode tornar uma organização melhor em relação aos seus concorrentes, porque a leva a fazer tudo, com vistas a uma melhor orquestração interna, além de criar um ambiente e clima que permita a maximização dos recursos que a organização dispõe.

Controles da Organização: Uma organização sem controle não é uma organização, por isto, os controles são inerentes a qualquer atividade organizada, isto implica em estabelecer mecanismos que determinem limites, quantidades,  valores, alçadas e responsabilidades, de forma que, tudo esteja sob controle, para que a organização não opere com excessos e sobras, ou escassez e falta, os controles, ou a falta destes, podem determinar o sucesso e o fracasso de uma organização.

Informação e Conhecimento da Organização: Informação é o que alimenta os processos e o fluxo de trabalho nas organizações, sendo que quando existe um amplo acesso e com grande facilidade as informações, isto implica num melhor funcionamento de suas atividades, enquanto que o conhecimento nas organizações esta diretamente ligado a informação e a capacidade de processar estas, pois mesmo a organização mais bem preparada tecnicamente, não pode operar com eficiência, se a informação e o conhecimento resultantes do seu modo de operação não estiverem disponíveis e acessíveis para o seu correto funcionamento.

Cultura da Organização: A cultura de uma organização envolve tudo aquilo em que se entende com o jeito que fazemos as coisas "aqui" de maneira especifica a cada organização, é a sua identidade e particularidade como organização, aonde se entende e se diz, "que aqui nós fazemos desta maneira e deste jeito", mas uma cultura pode e deve ser orientada e designada, através das suas politicas, normas, regras e procedimentos, através das práticas de administração e da sua estrutura interna com o seu sistema de informações e controles, no que tange a reger o funcionamento de uma organização.

Planos de Cargos e Salários:  As pessoas em uma organização, os colaboradores, possuem diferentes conhecimentos em diferentes especialidades, e uma organização é composta por diversas especialidades com diferentes níveis de conhecimento e responsabilidade, o que faz com que os cargos em uma organização tenham que justamente especificar e atender estas diversas necessidades em seus mais diferentes níveis de responsabilidade, são as competências e habilidades das pessoas, organizadas em cargos, que em função das exigências, conhecimentos, capacidades, competências e habilidades, bem como, responsabilidades, possuem diferentes valores distribuídos em níveis salariais.

Hierarquia na Organização: As diferentes exigências em competências e habilidades dos colaboradores, bem como, a necessidade de comando e controle, de liderança e administração, impõem que as organizações sejam estruturadas em níveis hierárquicos, com diferentes níveis de responsabilidade e competências, tudo para que haja um perfeito funcionamento interno, de forma que a organização seja impelida a funcionar de maneira verticalizada e horizontalizada, sendo comandada e liderada pelos seus gestores. Atualmente os níveis hierárquicos são somente uma atribuição com responsabilidade, sendo que todos devem atuar no mesmo nível de empenho para que o cliente seja o alvo e objetivo da organização, e não existe mais regalias e privilégios quanto ao exercício de cada função, porque todos são iguais, mesmo com os diferentes níveis de responsabilidade, competências e habilidades, pois a organização é uma só para todos.

Valorização Profissional: O empenho e dedicação das pessoas é o que determina o sucesso de uma organização, e quanto mais engajadas, empenhadas, dedicadas e determinadas as pessoas forem em uma organização, quanto mais motivadas e valorizadas pelo mérito de seu esforço, mais uma organização poderá obter sucesso e conseguir desenvolver a sua atividade com melhores resultados. A valorização profissional esta ligada a oportunizar e oferecer condições para que as pessoas façam parte e se sintam integradas a organização, de forma a conquistarem o sucesso profissional e melhorar seus rendimentos, com melhores salários.

Produtividade e Ganho: A produtividade e o ganho em escala é o que gera resultado para uma organização, e o ganho esta ligado com a sua capacidade de produzir e gerar riqueza, neste aspecto, quanto mais produtiva for uma organização, melhores serão seus ganhos, e para ser produtiva é preciso valorizar esta produtividade, de forma que os colaboradores também ganhem por sua capacidade de produzir e gerar ganhos em resultado para a organização, através do seu esforço profissional.

Plano de Benefícios: A complexidade da vida moderna tem exigido que se facilite a vida de quem trabalha, por isto, e para tornar o trabalhador mais preocupado e dedicado a sua atividade profissional, as organizações tem oferecido diversos benefícios complementares ao salário, de forma a simplificar e facilitar a vida do trabalhador, neste quesito, incorporam o plano de saúde, o plano odontológico, o plano de alimentação(vale alimentação e vale refeição), o plano de transporte(vale transporte), o plano de aposentadoria(previdência privada), bem como, outros benefícios adicionais ao salário, para que o trabalhador, o colaborador da organização, possa dedicar e não se preocupar com estas questões que impactam na vida de todos nós e interferem na atividade produtiva profissional.

Posicionamento da Organização: O mercado é formado por todas as organizações que desenvolvem sua atividade em um mesmo tipo de negócio, mas para ser eficiente e melhor direcionar sua atuação no mercado, as organizações se especializam e direcionam sua atividade em um posicionamento que as distinga das demais, por isto, definir e estipular um posicionamento para delimitar um escopo de atuação e abordagem do negócio no mercado, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, para que a organização desempenhe, desenvolva e realize sua atividade de negócio com maior eficiência e eficácia.

Atividade e Negócio da Organização: A visão e a Missão devem refletir perfeitamente qual é a atividade e o negócio de uma organização, mas além disso, todos os colaboradores devem devotar e dedicar o seu trabalho, para a atividade e o negócio da organização, sabendo bem o que a organização faz, como faz, o que tem e o que quer fazer, é a sinergia organizacional operando em perfeita harmonia para que a organização possa desenvolver o seu negócio e a sua atividade organizacional melhor.

Funcionamento da Organização: Uma organização é regida pelos seus processos, projetos, métodos e padrões, por isto, as organizações devem possuírem processos muito bem definidos e eficientes, devem ter projetos para desenvolverem novos produtos e serviços, que desenvolvam, melhorem e otimizem os processos, devem terem métodos que façam com que os trabalhos sejam desenvolvidos com menor custo, maior eficiência e que gerem melhores resultados, bem como, que produzam ganhos em valor para a organização, além de ter padrões que facilitem o funcionamento da sua atividade como organização.

Preparo Técnico: Competência e habilidade técnica é o que torna as organizações mais eficientes, além de desenvolverem sua atividade com maior fluidez e praticidade, porque pessoas que sabem como fazer e o que fazer, desempenham suas funções com maior facilidade e cumprem com suas responsabilidades com maior agilidade e satisfação. Para pessoas com habilidade e competência técnica, trabalhar não é um sacrifício e as pessoas quando preparadas tecnicamente, tem condições de desempenharem suas funções com maior empenho e dedicação, além de fazer e tornar o trabalho, algo que seja prazeroso e que gere satisfação.

Resultado e Lucros da Organização: Uma organização sem resultados e lucro não existe, porque o objetivo de uma organização é gerar algum resultado, podendo este resultado ser lucrativo financeiramente ou compensatoriamente, o que depende do propósito da organização, mas organizações empresárias devem dar lucro, para poderem sobreviver e manter o seu negócio, para poderem investir e crescer com a sua atividade empresarial, o lucro é o resultado das organizações empresárias com fins de lucratividade, e quanto mais bem sucedidas forem as organizações, melhor serão os seus resultados.

Participação nos Resultados: O resultado que uma organização empresarial obtém com a sua atividade deve ser distribuído entre os acionistas, a organização em si e seus colaboradores, a fim de cumprir com a sua função empreendedora e social, Os acionistas porque investiram o seu capital na organização, a organização porque precisa estar constantemente recebendo investimentos para se desenvolver e os colaboradores por participarem e contribuírem para o alcance do resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?