Alinhamento Estratégico Executivo
Administrar requer tomar decisões que culminem em ações para que a organização possa desenvolver sua atribuição como negócio na atividade em que esta inserida, e para isto, serão requeridos de todos os responsáveis por fazer a organização alcançar os seus resultados, habilidades que envolvam trabalho em equipe, cooperação, colaboração e uma bem alinhada sintonia entre as ações a serem postas em prática, e isto tem que ser feito com total envolvimento de todos os que estão na posição de comanda das organizações e são responsáveis pela execução estratégica, devendo todos os executivos não somente participarem e envolverem-se na implementação de um plano estratégico, como também, entregarem-se de corpo e alma para que qualquer plano a ser posto em prática possa conseguir alcançar exito, sem isto, que haja engajamento e envolvimento de todos os executivos, qualquer plano, por mais bem elaborado que seja, não poderá conseguir os resultados desejados, pois não possui o aval e o aceite de todos os executivos, e nisto, todos deverão estar conscientes de seus papeis e de suas posições na execução de qualquer plano, deverão estar plenamente engajados e serem apoiadores incondicionais ao plano, tendo que deixar de lado posições contrárias ou mesmo egos inflados, deverão cooperar afirmativamente em um entendimento que leve a um alto nível de compreensão das necessidades da organização e também que só assim será possível alcançar os resultados almejados, nesta busca por fazer a organização mais eficiente, colaboração é a palavra chave responsável por unir todos em uma só frente de atuação, sem que haja obstrução ou mesmo bloqueios por parte de alguns, pois se assim for, não poderão ser cumpridos os prazos e a realizações esperados para o plano traçado para organização. O alinhamento de todas as ações tem que partir dos executivos que em um trabalho coordenado e sintonizado com o plano traçado, deverão atuar em conjunto, cada um em um frente, sendo responsáveis por suas áreas de trabalho, o que fará com que a organização avance em linha, em diversas frentes, unida e sintonizada na mesma frequência, para que todos falem a mesma língua quando estamos falando de alinhamento estratégico em uma organização. Para conseguir este alinhamento é preciso antes de tudo abrir um canal de diálogo franco e direto, expondo as dificuldades, os problemas e o qual é o objetivo a ser alcançado, devem todos serem envolvidos, todos os executivos convidados a participarem e contribuírem para que o plano seja executado de forma coesa, sem que cada um trabalhe a sua maneira de forma distinta sem estar a par do que os outros estão fazendo e realizando, pois ai, temos distorções, desalinhamentos e um grupo trabalhando estanque e cada um fazendo a sua maneira o que acha melhor, sem haver colaboração e cooperação de equipe, e neste caso, trabalho em equipe é a peça fundamental para que haja alinhamento nas ações envolvendo um plano estratégico organizacional, sem que todos estejam na mesma frequência de entendimento e conscientes dos papeis que devem desempenhar para que o trabalho em equipe tenha sucesso, e para isto, tem que haver doação e entrega, cada um tem que ceder um pouco e deixar de lado seu ego, orgulho e suas ambições, devendo esquecer as desavenças, os embates profissionais, e as resistências quando ao trabalho, é preciso realmente haver entrega e desapego aos egos e as ambições individuais, pois somente pessoas que se entendem, que se respeitem, que dialoguem e conversem, num processo harmonioso de cooperação e colaboração, é que pode ser criado um verdadeiro espirito de equipe e levar todos a trabalharem como um time, estando conscientes de que somente assim, podem ser conseguidos os resultados que a organização tanto precisa, devendo ser deixados de lado e de fora, tudo o que possa atrapalhar o desenvolvimento de um trabalho que requer total engajamento e alinhamento para que seja alcançado o sucesso no plano estipulado.
O alinhamento das ações é fundamental em uma organização que esta buscando a otimização de seus trabalhos e nisto os executivos são peças fundamentais, pois são o espelho que farão refletir suas ações por toda a organização, o que criará um clima sinérgico por toda a organização, o que fará com que os subordinados tenham em quem seguir quando se espelham em alguém, pois sabem que os seus lideres estão cooperando e trabalhado de forma conjunta, colaborando um com o outro para o sucesso da organização.
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