Administração Versus Gestão - Existem Diferenças

Muito embora as duas palavras "Administrar e Gerir", possam serem sinônimos uma da outra, elas apresentam sutilizas quanto a sua aplicação, pois enquanto uma esta para em saber lidar com todas as questões que envolvem a administração de uma organização, bem como, sua estrutura e atividade, a outra esta ligada mais à controles e os diversos indicadores que sinalizam a atividade organizacional.

Gestão envolve um trabalho continuo e rotineiro, se constituindo de uma atividade cotidiana, cujo roteiro é diário, sem que haja planejamento e se tenham almejado um propósito, é feito em cima do que se organizou, o que torna o processo de gerir, um trabalho metódico e rotineiro, a fim de que tudo, esteja em ordem e se mantenha em ordem, aonde os controles e os indicadores, deve serem consultados e mantidos, dentro do que se definiu como parâmetro de aceitação, enquanto que Administrar, esta mais relacionada com objetivos, que envolvem prazos, que por isto, é planejado, visando alcançar um resultado, tendo um propósito a ser constituído, cuja a atividade é realizada em fases, etapas, passos, de forma que, as ações são implementadas conforme foi planejado, não sendo uma atividade rotineira, mas que se apoia na resultado da atividade de Gestão, para que possa ser complementada e completada. 

Administrar envolve sutilizas em conduzir, cuja mesma requer muita perspicácia, em atenção aos detalhes, aonde se observa o todo e se trabalha o todo, atuando de forma cuidadosa, precavida e prudente, para que as atividades sejam conduzidas de uma maneira harmoniosa, considerando o que foi planejado, levando em conta os contextos a que estamos submetidos, cujo o ambiente envolvido é conhecido, mas sempre atento a situação e os acontecimentos que estão relacionados, e que por isto, irá requerer habilidade e competência para que os objetivos sejam atingidos, enquanto que Gerir segue um roteiro, que deve sempre ser atualizado, revisado e planejado, mas cujo o objetivo é sempre manter tudo em ordem, de forma a checar e conferir, além de manter controle sobre todas as atividades que são de responsabilidade do gestor.

A gestão é uma rotina de conferências, checagens, confirmação e verificação, de forma que isto permita manter controle sobre tudo, cuja a atividade é uma notória e enfadonha prática, mas que tem uma importância substancial, ao qual, visa manter a ordem, o controle e a disciplina, além de que, se identifique desvios, atrasos, desperdícios, negligências e descaso, pois é na análise simples de indicadores, que se pode fazer um diagnóstico da situação, para que, na esfera administrativa, se busque encontrar, propor e elaborar, as ações que permitam corrigir, acertar, melhorar e inovar, a fim de que a organização se desenvolva, prospere e cresça no seu negócio e atividade empresarial.

A administração trabalha em função da gestão que se faz, e quanto melhor a gestão, melhor será a administração, já que administrar implica em conhecer a realidade a que esta sujeita a organização, cuja a análise esta em cima dos desvios de normalidade apontados pelos indicadores, que podem indicar problemas, falhas, erros, defeitos, negligencias e descasos, ao qual se precisa trabalhar para que sejam corrigidos e sanados, como também, podem indicar que é preciso fazer modificações, implementações e alterações, para melhorar e acertar o que esta indicando como baixo e insuficiente ao que é desejado, e por último, a administração busca trabalhar iniciativas que visam incrementar, aumentar e impulsionar a atividade e os negócios da organização, ao qual se percebe que exite potencial para fazer mais e melhor,  de forma que, ações e iniciativas inovadoras neste campo de atuação, sejam propostas e implementadas.

O tempo no contexto de prazo também oferece distinção entre gerir e administrar, pois enquanto gerir, envolve um tempo presente, aonde tem que ser feito no prazo, na hora e no dia, haja visto que são indicadores que são variáveis, que se modificam ao longo do tempo, e com isto, precisam estar sempre sendo observados, enquanto que a administração, requer um trabalho com prazos maiores, bem como, também com prazos indefinidos, que podem serem mais elásticos, pois administrar o tempo requer também saber agir no tempo certo, e que tudo tem que ser pensado para o futuro, e assim, não agir por impulso e intempestivamente, mas de forma planejada.

A gestão de pessoas e a administração de pessoas tem nuances distintas, pois enquanto gerir pessoas, tem haver com o relacionamento diário, aonde existe e deve haver contatos para que as atividades sejam encaminhadas ordeiramente, a fim de chegar alcançar as metas, bem como, verificar se os prazos estão dentro do cronograma, se tudo esta em ordem e em andamento, para que em função disso, a administração se preocupe com os resultados, com as atividades, com os objetivos e como melhor organizar as pessoas, para que cumpram com seu papel, na função que lhes cabe, no contexto da organização empresarial. A gestão de pessoas permite melhor avaliar o desempenho das pessoas, em relação ao que tem a cumprir como colaboradores da organização, enquanto a administração, possibilita fazer com que as pessoas produzam, com maior eficiência, eficácia e efetividade, já que se olha sob a ótica da competência das pessoas, já a gestão, trabalha e observa a capacidade das pessoas, em relação a sua função.

Administrar  - é a inteligência aplicada com aspectos emocionais, comportamentais e situacionais.
Governança  - é estipular e seguir as regras com planejamento.
Gestão          - é determinar, executar, acompanhar e fiscalizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?