As Camadas de Administração nas Organizações Modernas

A administração de uma organização também tem que ser organizada, naquela velha história, quem nasceu primeiro, a administração ou a organização, neste sentido se coloca as duas coisas no mesmo nível, em que a administração tem que ser organizada, bem como, uma organização para ser organizada, precisa ser administrada, que por isto, é preciso distinguir e separar a administração em camadas, pois cada camada cuida de uma secção da administração, que tem que ser administrada em função da sua posição, envolvendo as diversas camadas que compõem a estrutura administrativa de uma organização, de forma que, foram identificadas 09 camadas de administração, envolvendo 09 estruturas que precisam serem organizadas, no que diz respeito a administração de uma organização. 

Uma organização eficiente, depende de uma administração eficiente, se bem que, administração somente existe, porque existe uma organização, e que por isto, administrar tem que ser algo organizado, como também, uma organização precisa ser organizada, em função da administração que a torna uma organização, por tudo isto, administrar esta intrinsecamente ligada a uma organização, que quanto mais bem organizada, melhor administrada será, e toda organização é administrada, somente pode estar mal organizada, em função de uma má administração.

Porquê fazer este corte horizontal na forma como se olha a administração de uma organização? Isto para que se olhe e observe a organização por uma nova perspectiva, que não seja a somente, em ver uma estrutura piramidal, de cima para baixo, como é comumente pregada em livros de administração, que discutem a questão de hierarquia, bem como, de quem comanda e de quem executa, na organização, cuja valia tem emprego e significado, mas que ao longo dos anos, em função da democratização nas organizações, bem como, de discussões que envolvem a inserção de todo o colaborador no contexto da sua participação na organização, de maneira que este colabore e coopere, para se inserir e estar incluído como colaborador da organização, o que com isto, a estrutura piramidal ficou defasada, ao qual precisa de uma outra perspectiva no olhar para a organização, mesmo que ainda estes conceitos, que em menor grau de autoritarismo e maior democracia, sejam de extrema valia e empregados em nosso tempo, haja vista que, ainda se faz necessário que a liderança e os processos administrativos existam para que tornem a organização viável operacionalmente.

Muito se discute em tempos recentes o fim da hierarquia na organizações, que estas devem serem mais orgânicas e horizontais, que precisam serem mais democráticas e participativas, visto que, estamos vivendo épocas de profundas transformações em nossa sociedade, mas que isto, pode e deve acontecer até um limite, ao qual as organizações tenham menos linhas de comando e também menos instâncias de decisão, que a distância entre o comando e a operação, sejam encurtadas e estejam mais próximas, para que fiquem mais em sintonia, objetivando que as decisões permeiem a organização de forma mais participativa, ao qual, todos os colaboradores se evolvam com a missão organizacional, mas muito embora, isto seja bom e deva acontecer, ainda por muito temo, e talvez quem sabe para sempre, haverá instâncias hierárquicas, pois as pessoas precisam de liderança, mesmo que esta liderança seja feito de forma a envolver e participar todos os colaboradores das decisões de uma organização.

O empreendedorismo é caracterizado por quem ousa e arrisca, cujos riscos assume, visando tornar um objetivo abstrato em algo concreto, que por haver uma organização empreendedora, ao qual, aquele que á administra, que ao saber o que quer, e como fazer o que quer, se empenha em conseguir realizar, que por isto, tudo ainda depende de pessoas, com seus espíritos impetuosos, a buscar e tornar um caso de sucesso, qualquer empreendimento organizacional, e quanto as organizações já estabelecidas, temos todo um arcabouço de aprendizado, em conhecimento acumulado, que é ensinado nas universidades,  para que se bem administre uma organização, e que por isto, elas sobrevivem e ainda são organizadas e administradas de forma hierárquica, mas com um grau de participação, envolvimento e democracia, mais acentuadas, para que os colaboradores se empenhem e se dediquem a tarefa, que tem a cumprir, frente a responsabilidade que assumiram ao se dispuserem a pertencerem a uma organização.

Camadas de Administração nas Organizações Modernas - 09 Camadas








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?