Integração é Tudo! - Integrando Tudo.
Integração pode ter várias interpretações e significados, mas quando esta é aplicada no contexto de organizações, a sua interpretação é de juntar, unir, alinhar e encaminhar, ou seja, em uma organização cujas partes não trabalhem juntas, unidas, alinhadas e com seus trabalhos encaminhados, pode não conseguir produzir nada e corresponder as expectativas quanto ao que cada unidade tem que realizar e apresentar como resultado de seu esforço,; então integrar é fazer com que os trabalhos relacionados a cada unidade, a cada função e a cada especialização, estejam sendo conduzidos e realizados de forma conjunta, de forma articulada, de forma alinhada, bem como, que cada uma das partes, saiba o que tem que fazer, como fazer, quando fazer e quanto tem que terminar, para que toda a organização esteja integrada e organizada, a fim de atender a seu objetivo e missão.
A integração será sempre de incumbência e responsabilidade de quem tem que coordenar atividades dispersas, mas que no fim, devem convergir para o objetivo comum e maior, assim, quem estiver em função de liderança e que sob a sua responsabilidade, precisa coordenar os esforços de outras unidades, envolvendo diferentes especializações, com diferentes funções a cumprir, no contexto de uma organização; tem como missão, integrar todos os envolvidos, para que possam executar suas prerrogativas, com suas atribuições, para que estejam em consonância e alinhamento com as necessidades da organização, cujos esforços estejam sendo encaminhados com objetivos e metas definidos e especificados, ao nível que lhes cabe, no tocante a suas respectivas instâncias de responsabilidades, ou seja, sempre deverá haver integração dos trabalhos, de forma hierárquica, envolvendo todo o corpo organizacional, em cada um dos seus degraus hierárquicos, sendo que a partir do mais alto nível, caberá a liderança responsável, coordenar os trabalhos do nível subjacente inferior, de cima para baixo, de forma que, todos estejam integrados aos trabalhos, que devem serem coordenados pelo nível superior a sua respectiva hierarquia na estrutura organizacional , para que todos estejam trabalhando de forma integrada, para atender em incumbência e atribuição, ao que concerne as suas funções, quanto ao que precisam apresentarem como resultado do seu plano de trabalho, no nível de seu cargo.
Integrar é coordenar esforços de todo um conjunto de atividades que precisam serem realizadas em grupo, para que o objetivo em relação ao nível pelo qual se reportam, possa ser atingindo, e por isto, as pessoas precisam trabalharem em sintonia e afinadas com estes objetivos, tendo cada uma, uma função a cumprir no papel que lhe cabe neste contexto organizacional. Integrar é fazer com que todos estejam a par e cientes de suas atribuições, bem como, que estejam bem informados e trabalhando como equipe, para que os trabalhos estejam sendo desenvolvidos em convergência com os objetivos organizacionais.
Para que haja integração é preciso que exista envolvimento e participação, por isto, integrar é fazer com que todos participem e se envolvam com os trabalhos que estão sendo objetivados, então quando falamos de integrar, isto significa também fazer com que todas as pessoas que estão inseridas no mesmo contexto de trabalho envolvendo um grupo, estas sejam envolvidas e participem deste trabalho, o que irá requerer habilidade de lidar com as diferenças, bem como, buscar que todos sintam-se parte do trabalho a ser realizado, cujas responsabilidades lhes sejam atribuídas e designadas, para então, todos estarem em pé de igualdade quanto aos objetivos estabelecidos, mesmo que cada integrante do grupo tenha funções e prerrogativas diferentes, mas ao qual, todos tem atribuições e responsabilidades a cumprir, e por isto, devem participar e se envolver quanto ao que cada um tem que somar para o sucesso de qualquer trabalho, que somente estando todos integrados é que isto será conquistado.
Um trabalho integrado envolve cooperação e colaboração das pessoas envolvidas, que ao estarem a par dos objetivos, bem como, saberem o que tem que fazer, realizar e executar, assumem suas responsabilidades quanto as suas atribuições, de forma que, passam a estarem integrados com as atividades no que concerne ao objetivo, mas pelo qual, devem cada um estabelecer também seu objetivo, que em função deste, definirão as metas de trabalho a serem alcançadas. Porque sempre um objetivo, pode levar a novo objetivos, que devem serem desmembrado em objetivos menores, que terão suas própria metas, tudo em relação ao nível, que cada função ocupa, pela instância de trabalho ao qual lhe foi designado e estabelecido, pois quanto mais níveis forem alocados e envolvidos, todos terão seus próprio objetivos e metas a serem estabelecidas e cumpridos.
Integração requer constante troca de informações através de um processo de comunicação efetivo e contínuo, a fim de que todos estejam muito bem sintonizados em relação a seus trabalhos, e isto pode ser feito via software, em que um software especifico para este tipo de finalidade, possibilite e permita que todos possam trocar, acessar, obter e ficar a par dos trabalhos, que estão sendo desenvolvidos de forma integrada, e que este controle, esta no nível mais alto de trabalhos da organização, que não é como um projeto, ou um trabalho especifico e direcionado, mas sim, uma ferramenta que possibilite a integração, bem como, a iteração dos envolvidos quanto a seus trabalhos, para que todos possam caminhar juntos, o que obviamente facilitará todo o acompanhamento, controle, monitoramento e compartilhamento de informações entre os envolvidos, e isto esta em um patamar e a um nível mais elevado, do que somente a nível de um plano de trabalho, ou a um plano de governança, porquê tem relação com o quê a organização esta produzindo, de forma que, tudo possa estar alinhado com os objetivos gerais e específicos, envolvendo toda a organização, bem como, unidades especializadas, para que não fiquem estanque e isoladas no contexto organizacional, quanto ao que cada um dos departamentos, divisões, setores e unidades, bem como, equipes e pessoas, esta realizando e fazendo.
INTEGRAÇÃO - ESTRUTURA HIERÁRQUICA POR OBJETIVO, METAS E ATRIBUIÇÕES
Integrar
- Pessoas
- Atividades
- Trabalhos
- Serviços
- Tarefas
A integração pode ser feita em diferentes perspectivas e por diferentes razões, mas sempre com o objetivo de que, se compartilhe o que se esta fazendo, bem como, que se possa aplicar e desenvolver um método de trabalho que seja mais eficiente, ao qual, por haver um plano de trabalho, se cria também uma agenda, e com isto, todos na organização podem serem mais produtivos e eficientes, para atender e satisfazer as necessidades e demandas da organização, quanto ao seu negócio e atividade empreendedora.

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