Criando uma Estratégia na Organização
Uma estratégia sempre nasce dos objetivos em relação ao propósito de negócio da organização, e objetivos estão relacionados com a visão que a organização tem em relação à seu crescimento, expansão, resultado e lucros, e somente se tem uma estratégia, quando se pensa em termos de atingir um objetivo, que em função deste propósito maior, designado pela missão da organização, é que nasce uma estratégia, que a partir de um problema detectado, de uma situação percebida ao qual se quer mudar e/ou de uma realidade a ser transformada, bem como, inovando, fazendo e realizando algo que seja disruptivo, que inspire em uma ação estratégica, para que se aplique esta disrupção na organização, e deste modo, iniciar e partir para desenvolver as ações que irão desencadear todo um trabalho tendo como função atender e satisfazer a estratégia, embarcados no propósito de negócio da organização. Uma estratégia somente é possível de ser desenvolvida quando se identifica problemas, percebe situações e se pensa em algo que possa agregar, acrescentar e melhorar o negócio da organização, e com isto, definir objetivos em relação a propósito maior da organização, que é a de se ter estratégias para desenvolver e melhorar o negócio e a atividade da organização.
Ao se identificar um problema, uma situação, um caminho, uma oportunidade e/ou que haja uma inspiração inovadora e criativa, que em função destas, se percebe que existe uma possibilidade estratégica, pelo qual se pode pensar em termos de objetivos, que devem ser definidos e especificados, em virtude de um propósito maior, ao qual se quer agregar valor e impulsionar o negócio e a atividade da organização, que quando tratados em termos ações estratégicas, pelas quais foram planejadas em razão dos objetivos definidos, cuja lógica sempre será à de solucionar um problema, mudar uma situação, transformar uma realidade percebida e/ou desenvolver algo novo, que inove e acrescente valor ao negócio e a atividade, tendo como meta, agir através de ações que envolvam execução de trabalhos, para dar direcionamento e rumo em relação ao que se quer alcançar em termos da visão e do propósito que a organização tem, que quando implementadas, resultaram em uma ação estratégia na organização.
O propósito pelo qual se quer formular uma estratégia para atingir um objetivo ou objetivos, tem haver com o negócio e a atividade da organização, traduzidos pela missão e visão que a organização tem, de forma que, agregue valor ou melhore o seu resultado financeiro, a fim de que a organização cresça e/ou expanda sua atividade, naquilo que a fará avançar nos negócios, e qualquer estratégia tem que ser formulada em cima de 4 (quatro) lentes que dão visão a organização, que a partir do qual o objetivo foi definido. A formulação de uma estratégia quando olhadas por uma destas quatro lentes que se tem como objetivo, para dar direção nas ações que definem o rumo da organização, em relação ao seu propósito, como negócio e atividade, cujas ações devem sempre serem designadas e corresponderem como orientação de direção de caminho a ser seguido, para que se tenha um destino em relação a visão que esta se almejando e observando, e com isto, definir as ações que serão parte na formulação das estratégias da organização, aos quais devem serem enxergadas sob a ótica destas 4(quatro) lentes:
Ao se identificar um problema, uma situação, um caminho, uma oportunidade e/ou que haja uma inspiração inovadora e criativa, que em função destas, se percebe que existe uma possibilidade estratégica, pelo qual se pode pensar em termos de objetivos, que devem ser definidos e especificados, em virtude de um propósito maior, ao qual se quer agregar valor e impulsionar o negócio e a atividade da organização, que quando tratados em termos ações estratégicas, pelas quais foram planejadas em razão dos objetivos definidos, cuja lógica sempre será à de solucionar um problema, mudar uma situação, transformar uma realidade percebida e/ou desenvolver algo novo, que inove e acrescente valor ao negócio e a atividade, tendo como meta, agir através de ações que envolvam execução de trabalhos, para dar direcionamento e rumo em relação ao que se quer alcançar em termos da visão e do propósito que a organização tem, que quando implementadas, resultaram em uma ação estratégia na organização.
O propósito pelo qual se quer formular uma estratégia para atingir um objetivo ou objetivos, tem haver com o negócio e a atividade da organização, traduzidos pela missão e visão que a organização tem, de forma que, agregue valor ou melhore o seu resultado financeiro, a fim de que a organização cresça e/ou expanda sua atividade, naquilo que a fará avançar nos negócios, e qualquer estratégia tem que ser formulada em cima de 4 (quatro) lentes que dão visão a organização, que a partir do qual o objetivo foi definido. A formulação de uma estratégia quando olhadas por uma destas quatro lentes que se tem como objetivo, para dar direção nas ações que definem o rumo da organização, em relação ao seu propósito, como negócio e atividade, cujas ações devem sempre serem designadas e corresponderem como orientação de direção de caminho a ser seguido, para que se tenha um destino em relação a visão que esta se almejando e observando, e com isto, definir as ações que serão parte na formulação das estratégias da organização, aos quais devem serem enxergadas sob a ótica destas 4(quatro) lentes:
- Lente Financeira
- Lente Mercado
- Lente Modelo Operacional
- Lente Vantagem Competitiva
Estas lentes visam focar e alinhar o olhar da organização em relação aos objetivos que se tem com relação nas estratégias que a direcionem rumo no seu propósito como negócio e atividade, de forma que, colocam a organização sob uma perspectiva mais coesa em relação as metas que se quer alcançar, assim, a organização terá como identificar por qual lente se encaixa a sua estratégia, para poder melhor abordar cada estratégia internamente na organização, em bem definir a sua visão estratégica, em relação ao objetivo maior que ser quer alcançar..
Lente Financeira Estratégica - Uma estratégia focada através da lente financeira visa agir em função de um ou mais objetivos financeiros, ao qual se quer obter e ganhar mais com os produtos e serviços que gerem receita financeira, e por isto, as ações nesta linha estratégica são direcionadas para competitividade e também para o aumento da produtividade, ou seja, quer ganhar mais em relação aos preços praticados e conseguir melhor resultado sendo mais produtivo, mais eficiente, mais eficaz e efetivo no negócio, impetrando ações voltadas para melhorar os processos, para melhorar a tecnologia, para melhorar o atendimento, para melhorar os produtos e serviços, para melhorar a performance da organização, para diminuir os custos, para racionalizar os gastos e para melhor controlar as despesas, e assim, alcançar e conseguir melhor resultado financeiro. A estratégia financeira tem uma visão que esta sempre aliada ao controle, a mensuração, a avaliação e ao diagnóstico que se faz da organização, em relação a sua performance e otimização, para ser mais eficiente e efetiva como negócio.
Lente Mercado Estratégia - Quando a estratégia é pensada em termos de mercado, ao qual o foco da lente esta direcionado para conquistar o mercado, para atrair mais clientes, para ser mais competitivo e percebido pelo mercado, em estar sempre presente na mente e na memória, como lembrança ou como, opção de negócio, para que o cliente perceba e veja a organização como a melhor opção de negócio, envolvendo um marketing proativo, em relação ao que a organização tem como direcionamento de seu marketing, com suas campanhas e propagandas, enaltecendo seus produtos e serviços, bem como a organização em relação ao seu negócio e atividade, e todo o aspecto competitivo, que visa oferecer produtos e serviços, com um apelo envolvendo a qualidade e o preço, ao qual se quer conquistar novos clientes pelas vantagens em adquirir os produtos e serviços da organização, com apelo no valor, ou então, no que agregue valor ao produto e serviço, com vantagens e benefícios exclusivos, que façam o cliente perceber que ganha mais, ao adquirir os produtos e serviços da organização, pois recebe alguns agregados a estes que beneficiem o cliente, e que também em outro campo, se age para enaltecer a força da marca e da organização, em sua capacidade de fazer mais e melhor pelos seus clientes.
Lente Modelo Operacional - São estratégias focadas no posicionamento que a organização definiu para o seu negócio, em relação ao mercado em que atua, que por ser algo encampado como um objetivo maior da organização, esta enaltece e fortalece todos os atributos em relação aos serviços e produtos, que são pensado e planejados com este direcionamento, ao qual visa fazer o cliente perceber e optar por este modelo de negócio, envolvendo o atendimento diferenciado, produtos e serviços que seguem o mesmo principio e padrão em relação ao posicionamento adotado, e toda uma maneira de agir, gerir, desenvolver e ativar o negócio, ao qual estão no cerne do que se tem como ideal da operação do negócio, como também, toda a padronização estabelecida, que não seja necessariamente linear e uniforme, mas que se estabelece como forma de operar a atividade, olhando para as diversas áreas do negócio em suas peculiaridades e nuances, e assim estabelecer diferentes formas de padronização, que tem por objetivo criar uma identidade organizacional única, e estabelecer isto, como forma de gerir e desenvolver o negócio, como algo exclusivo e único, além de toda a sua estrutura operacional, que deve estar trabalhando e atuando com foco neste modelo operacional, em cumprimento com este posicionamento e direcionamento da organização.
Lente Vantagem Competitiva - São estratégias que abordam todos os aspectos que provoquem o mercado e os clientes, em relação a sua vantagem como maneira de competir com seus concorrentes, seja porque tem produtos e serviços exclusivos e melhores que os da concorrência, seja porque seus produtos e serviços tem mais a oferecer em termos de vantagens e benefícios a seus clientes, ou também, porque opera e tem toda a sua estrutura de negócio atuando em prol de uma organização eficiente, eficaz e efetiva, que tem mais a oferecer como negócio, no ramo que atua, no desenvolvimento da sua atividade, haja vista que possui know-how e expertise para melhor suportar, desenvolver e atuar na sua atividade de negócio, para fazer frente a seus concorrentes. A vantagem competitiva envolve também produtos e serviços que tenham mais a oferecer em relação aos concorrentes, com diferencias tecnológicos e inovações que os tornem melhor, bem como, toda a capacidade da organização em oferecer recursos tecnológicos que sejam mais avançados que os oferecidos pelos outros competidores, em relação aos aspectos como facilidade, funcionalidade, operabilidade, manuseabilidade, interatividade e agilidade, de forma que se tornem importantes requisitos de satisfação e orgulho, que os clientes desejam e procuram em uma organização.
Em toda ação estratégica é esperado alguma reação de defesa ou ataque, e achar que ninguém irá agir para se defender ou atacar, vendo que uma estratégia esta sendo adotada para que se desmantele algo que já se tem como conquistado, ao qual se conta como valor anexado ao negócio, e que ao ver que se esta sendo atacado com a finalidade de dividir, diminuir e até perder este valor, naquilo que tinha certo como conquistado, é no mínimo ser ingenuo, que inevitavelmente é esperado uma reação, mas na qual sempre prevalece a máxima de que o mais ágil, habilidoso e astuto vence a batalha, de onde se originou a palavra estratégia, que teve o termo emprestado, das estratégias militares que visavam ganhar a batalha e a guerra, e cujo termo foi emprestado e adaptado para o mercado corporativo, envolvendo a competição entre as empresas, em que algumas organizações, por serem grandes, pesadas e lentas, já que sua estrutura pode ser tão complexa que suas ações podem demorar para surtir efeito, ao qual devem serem sempre analisadas e prontamente serem conhecidas, pois se entrou para competir e ganhar mercado, conquistando novas fatias, que envolve competir com outras organizações, tem que estar preparado para as reações dos concorrentes, que irão reagir a qualquer ação que vise conquistar e conseguir abocanhar uma fatia maior do bolo, para ganhar um pedaço, e assim, também crescer, por isto, aquela máxima, conheça a ti mesmo e a teu concorrente, para saber aonde pisa e o que quer alcançar com a estratégia adotada, e desta forma, estar preparado para qualquer reação a uma iniciativa mais ousada de ganhar o mercado, já que o concorrente, terá que perder algo, ao dividir o bolo, cedendo a uma fatia do mercado que hora detém, mas que não ficará nada satisfeito e não vai ficar passivo ao ver que isto esta acontecendo ou pode acontecer, e certamente reagirá, por isto, qualquer estratégia que vise conquistar e atrair o mercado, deve ser planejada em termos de reação, prevendo qual será a reação, o que poderá ser esperado da concorrência, quando perceber que esta tendo seu mercado ameaçado, e não existe fórmula mágica, até mesmo em um crescimento orgânico, em que a eficiência seja maior, que a qualidade seja maior, que o encantamento pelo mercado pela organização, em relação a uma estratégia montada, preparada e orquestrada através de um plano organizado em etapas e fazes, cujas as ações se somam ao longo do tempo, isto será notadamente percebido pelo concorrente, e que vai se incomodar e perceber a competição como resultado de tudo o que esta sendo feito em termos estratégicos, ou seja, quando uma organização começa a demonstrar que esta conseguindo resultados maiores e conquistando uma maior fatia do mercado, mesmo que sem alarde, isto será percebido pela concorrência que irá reagir para não perder mercado e clientes.
Toda estratégia deve se pensada em termos de objetivos em relação ao propósito de negócio e atividade da organização, bem como, qual será o resultado que ser que alcançar com esta estratégia, mas além disso, qual poderá ser a reação em relação a ação que foi desencadeada como iniciativa estratégica, para que a organização atingida e atacada ou que se sente ameaçada, ao reagir, tenha a sua reação rechassada, e que possa estar preparada para amortecer estas suas ações reativas, ao qual, já era esperado e se tinha um plano em como absorver e suportar esta reação, que por terem sido pensadas e analisadas com cuidado, se montou um esquema de mitigação, que pode envolver outra ação que suplante a reação, como também, precauções e ações contingenciais de ajustes para que a estratégia tenha algum efeito, sem que seja inviabilizada pela reação do concorrente.
Comentários
Postar um comentário