Estratégia Organizacional - Deliberada e Emergente
Uma estratégia é concebida com um objetivo de ação, de fazer algo e que algo seja feito, neste sentido uma estratégia tem que culminar em uma ação, em que algo seja feito com algum efeito, a fim de que se alcance um resultado, mas uma ação estratégica tem que derivar de um plano, de uma intenção, de um objetivo, de uma visão, sem isto, não pode ser considerada uma estratégia. Pois bem, então sempre que se pensar em estratégia, estará se pensando em um plano, um objetivo, um propósito e uma finalidade, em que se quer chegar a algum ponto e alcançar uma meta(s), e neste sentido, uma estratégia parte de um plano, que tem um objetivo, com metas a serem cumpridas e um resultado a ser atingido, mas muito embora possamos traçar planos, especificar objetivos, delimitar escopo, impor metas e definir resultados, ainda assim, precisamos de um mecanismo que identifique algo como estratégico, ou que seja parte de um estratagema, pois ter planos não é suficiente, mas saber o que fazer é ainda mais importante, e para saber o que fazer a fim de que se torne uma estratégia, isto somente será possível, como parte de uma incessante busca por conhecimento, e conhecimento é o que vai definir uma estratégia, e o que é o conhecimento senão estar antenado e sintonizado com os acontecimentos que nos cercam, com as mudanças que estão ocorrendo, com as necessidades que são percebidas e diagnosticadas, com as deficiências que nos limitam, com as fraquezas que nos restringem, além de uma percepção aguçada para as oportunidades, bem como, uma preocupação constante com as ameaças que nos rodeiam.
Se uma estratégia é definida em função de uma oportunidade, é porque se percebeu que existem vazios e lacunas não atacadas ou preenchidas, e por isto, se desenvolve um plano tendo como foco uma estratégia de oportunidade, para então ocupar um espaço vazio ou preencher uma lacuna, em outra ponta, pode se adotar uma estratégia defensiva, aonde se preocupa em não perder mercado, espaço e fatia, já conquistados, e desta forma se adota uma estratégia de defesa ou de manutenção, para garantir e manter o que se tem e conquistou, em função de qualquer ameaça que rodeie uma organização.
Estratégia é sempre uma forma de agir em função de um plano, que notadamente é feito, tendo vista o que se conhece e se percebe, a fim de atender e satisfazer algum objetivo, mas quando se pensa em estratégia no mundo atual, em que não basta pensar em um horizonte com um objetivo mais amplo e de longo prazo, porque as mudanças são tão rápidas e constantes, que qualquer plano estratégico de longo prazo pode ficar pelo caminho e não ser realizado, já que as mudanças e os acontecimentos, tomam tempo e requerem mais atenção, do que um plano almejado em relação a visão que se tem, que envolve objetivos de longo prazo, e para resolver isto, é preciso estipular dois tipos ou estilos de estratégia, uma com uma visão de longo prazo, com um propósito mais amplo e geral, que busque posicionar e ser alcançado com passos mais longos e num tempo maior, e outro tipo ou estilo, que visa ações mais imediatas, rápidas e com tempo curto, que emergem em função da necessidade de atender e satisfazer situações de mudanças abruptas e rápidas, de forma que, existiram as estratégias deliberativas, com um panorama mais amplo e de longo prazo, com uma visão a ser perseguida, e com ações estruturais e planejadas, que busquem por satisfazer esta estratégia, e em outra instância, existiram as estratégias pontuais e localizadas, aquelas que visam sanar e atender, problemas e objetivos, mais imediatos e necessários, a fim de que se mantenha o foco na estratégia em um horizonte de visão, e com isto, caminhar na busca de um mesmo propósito, em que a estratégia deliberada e as estratégias emergentes se combinam e se unem para que não se perca o foco e a visão que a organização deve ter em relação ao seu negócio e sua atividade empresarial, a fim de manter, conservar, perpetuar e preservar o seu negócio, bem como, para que se possa desenvolver e prosperar, crescer e superar sua forma de atuação, para que alcance objetivos sempre maiores.
Estratégia deliberada é sempre um plano de maior alcance e maior prazo, é um propósito a ser alcançado, uma visão que se tem do futuro, ou o lugar aonde se quer chegar ou posição que ser quer alcançar, é como se quer ser visto, ou então, o que se quer preservar, manter ou conquistar, como também, sobreviver e conservar, para não se deixar sucumbir e ir a falência, e partindo de um diagnóstico atual e do futuro, se faz um levantamento da situação interna e externa da organização, para saber como esta a economia, o mercado, os concorrentes, e como se é percebido pelos clientes, para em fim, definir um objetivo, ou objetivos, pois pode se ter um plano estratégico que vislumbre um prazo de 2(dois) a 3(três) anos, envolvendo mais de uma estratégia deliberada, em que se adote tanto uma postura defensiva e de sobrevivência, como também, uma postura de ataque e crescimento, pois quando se conhece suas fraquezas e deficiências, e também, se percebe que existam oportunidades e pontos fortes, as ações nesta direção devem serem tomadas, para que possibilite, tanto sobreviver em um tempo de ameaças e de fraqueza, como também, se possa fortalecer os pontos fortes, enaltecer as vantagens competitivas, melhorar as forças da organização, e também, explorar as oportunidades, de forma que possa ao mesmo tempo sobreviver e manter o negócio, como também, buscar crescer e prosperar, pois mesmo em épocas e situações de fraqueza e ameaça, aonde ações no sentido de diminuir custos, despesas em gastos que visam tão somente sobreviver, se desfazendo de ativos que podem ajudar o negócio a se manter e conservar, ações que são necessárias e devem ser aplicadas ao negócio e a organização, pode se também, adotar medidas vão ao encontro de ações por fortalecer e despontar, para que torna o negócio bom, vantajoso ou que apresente força como atividade, para que sejam superadas as situações de crise e declínio nos negócios, podendo ser direcionada a organização para um novo posicionamento, com o objetivo de dar um novo rumo a organização, se adaptando e se moldando a um mercado em constante mudança e transformação.
As estratégias emergentes devem acompanhar a estratégia deliberada em relação ao seu propósito e objetivo, para que as ações que emergem de forma imediata e pontuais, possam somar ao plano estratégico de longo prazo, e estarem no radar do que se quer no futuro, aonde se quer chegar. As estratégias emergentes devem estar dentro do escopo do plano deliberado, e somar esforços no sentido de caminhar junto para o objetivo maior e a visão de mais longo prazo, sendo que o objetivo de uma estratégia emergente é sempre providenciar ações e iniciativas que ataquem problemas mais urgentes, ou que impliquem em oportunizar situações percebidas, e sempre serão ações que estão dentro dos limites da estratégia deliberada, que acompanham o diagnóstico atual da organização, e visam incrementar e fortalecer o propósito do plano de futuro, a visão que se tem em relação ao futuro, ou que visem ajudar e melhorar o plano estratégico deliberado, de forma a impulsionar os negócios.
Estratégia deliberada é sempre um plano de maior alcance e maior prazo, é um propósito a ser alcançado, uma visão que se tem do futuro, ou o lugar aonde se quer chegar ou posição que ser quer alcançar, é como se quer ser visto, ou então, o que se quer preservar, manter ou conquistar, como também, sobreviver e conservar, para não se deixar sucumbir e ir a falência, e partindo de um diagnóstico atual e do futuro, se faz um levantamento da situação interna e externa da organização, para saber como esta a economia, o mercado, os concorrentes, e como se é percebido pelos clientes, para em fim, definir um objetivo, ou objetivos, pois pode se ter um plano estratégico que vislumbre um prazo de 2(dois) a 3(três) anos, envolvendo mais de uma estratégia deliberada, em que se adote tanto uma postura defensiva e de sobrevivência, como também, uma postura de ataque e crescimento, pois quando se conhece suas fraquezas e deficiências, e também, se percebe que existam oportunidades e pontos fortes, as ações nesta direção devem serem tomadas, para que possibilite, tanto sobreviver em um tempo de ameaças e de fraqueza, como também, se possa fortalecer os pontos fortes, enaltecer as vantagens competitivas, melhorar as forças da organização, e também, explorar as oportunidades, de forma que possa ao mesmo tempo sobreviver e manter o negócio, como também, buscar crescer e prosperar, pois mesmo em épocas e situações de fraqueza e ameaça, aonde ações no sentido de diminuir custos, despesas em gastos que visam tão somente sobreviver, se desfazendo de ativos que podem ajudar o negócio a se manter e conservar, ações que são necessárias e devem ser aplicadas ao negócio e a organização, pode se também, adotar medidas vão ao encontro de ações por fortalecer e despontar, para que torna o negócio bom, vantajoso ou que apresente força como atividade, para que sejam superadas as situações de crise e declínio nos negócios, podendo ser direcionada a organização para um novo posicionamento, com o objetivo de dar um novo rumo a organização, se adaptando e se moldando a um mercado em constante mudança e transformação.
As estratégias emergentes devem acompanhar a estratégia deliberada em relação ao seu propósito e objetivo, para que as ações que emergem de forma imediata e pontuais, possam somar ao plano estratégico de longo prazo, e estarem no radar do que se quer no futuro, aonde se quer chegar. As estratégias emergentes devem estar dentro do escopo do plano deliberado, e somar esforços no sentido de caminhar junto para o objetivo maior e a visão de mais longo prazo, sendo que o objetivo de uma estratégia emergente é sempre providenciar ações e iniciativas que ataquem problemas mais urgentes, ou que impliquem em oportunizar situações percebidas, e sempre serão ações que estão dentro dos limites da estratégia deliberada, que acompanham o diagnóstico atual da organização, e visam incrementar e fortalecer o propósito do plano de futuro, a visão que se tem em relação ao futuro, ou que visem ajudar e melhorar o plano estratégico deliberado, de forma a impulsionar os negócios.

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