Orientação Financeira em Serviços Bancários
O mundo dos negócios esta mudando com a tecnologia em um ritmo frenético e alucinante, os velhos paradigmas não se aplicam mais e novas ideias estão emergindo através da criatividade e inovação, os negócios estão em estado de tensão e angústia, pois não se tem mais a certeza absoluta de antes, e as empresas estão tendo que se adaptar a um novo tempo e uma nova era, a era dos negócios digitais, em que tudo pode ser realizado através de processos digitais na internet, o que implica na digitalização dos negócios, seja em que ramo for e em que atividade de negócio a empresa esteja atuando, e isto esta requerendo uma nova organização, uma nova empresa preparada para a era digital, notadamente isto implica na transformação das empresas e dos negócios, afetando também os bancos, que diferentemente das empresas, do ramo de produtos físicos, que desenvolvem, produzem, fabricam, manufaturam e comercializam produtos, entenda por produtos neste caso, por aqueles caracterizados como um bem material, já os bancos, atuam no ramo de serviços, e tem sua atividade de negócios voltada para serviços, seus produtos não são materiais e palpáveis, pois muito embora os bancos produzam mais dinheiro através dos juros(criando dinheiro), o dinheiro esta deixando de ser um ativo físico e material, para ser algo estritamente escritural e monetizado, que circula no mercado através de operações digitais, trocas financeiras por meio digital, sendo que o efeito multiplicador e gerador de mais dinheiro, não esta mais restrito a emissão de papel moeda, mas no incremento financeiro proporcionado pela valorização e rendimento da moeda escritural. Se serviços é o ramo de atividade dos bancos e se os bancos atuam como empresas de serviços, este conceito deve cada vez mais ser praticado e incrustado nos negócios pelos bancos, que devem devotar o seu negócio e sua atividade para serviços, mas que os serviços não estejam restritos e focados somente no que tange a poupança e investimento, a empréstimos e financiamentos, mas que este leque seja mais amplo, devendo os bancos serem organizações de serviços voltadas para negócios, negócios envolvendo clientes pessoas físicas e jurídicas, pois o dinheiro é somente a conexão entre os negócios, é o meio de troca utilizado para fazer negócios, pois é o dinheiro que proporciona o desenvolvimento dos negócios, que estes sejam feitos através de pagamentos e transferências, então os bancos, devem serem o elo e a conexão envolvendo negócios, devem serem o meio de intermediação que proporcionará aos seus clientes as condições para fazerem negócios. Os clientes devem procurar os bancos, pensando como instituições que atuam para que os clientes façam negócios, e negócios que envolvam aplicações e investimentos, empréstimos e financiamentos, devendo os bancos estarem possibilitando aos clientes que estes façam seus negócios, mas tendo toda uma estrutura de serviços que venha ao encontro das necessidades dos clientes, em buscar atender aquilo que o cliente precisa, quer e deseja, estando o banco na frente dos negócios dos clientes, para que estes não estejam desamparados e despreparados para fazerem negócios, podendo contar com serviços dos bancos que ajudem os clientes a atingirem seus objetivos, como também a ajudar os clientes a definirem seus objetivos, e como chegar a seus objetivos, analisando por este prisma, os bancos passam a serem orientadores de negócios, bem como, estarem ajudando os clientes a planejarem seus planos de negócios e no estabelecimento das suas metas, para realizarem os seus objetivos, em como atingir as suas metas e alcançar os resultados que desejam, através de serviços financeiros voltados para os negócios, para que os negócios dos clientes sejam o negócio do banco, um negócio para negócios, uma atividade voltada para atividades de negócios, um serviço fomentador de negócios, este será o papel dos bancos, empresas de serviços voltadas para os negócios dos seus clientes.
Bancos devem direcionar a sua atividade de serviços para a orientação financeira de seus clientes, atuando como prestadores de serviços financeiros que forneçam soluções e direcionamento, que possibilitem aos clientes não somente alocarem e obterem recursos financeiros para seus projetos e ambições, mas também para poderem designarem estes recursos da forma mais correta, que lhes proporcione melhor rentabilidade, tendo sempre em mente que maiores ganhos, implicam em correr maiores riscos, que riscos são um componente implícito em qualquer investimento, mas que se bem orientados e bem informados, os clientes podem amortizar e mitigar os riscos, através de iniciativas em busca por proteção ou "hedge" nas aplicações e investimentos financeiros. A proteção financeira pode ser feita de várias maneiras, tudo dependendo do risco e das circunstâncias, bem como do negócio envolvido, assim, os riscos podem serem mitigados, bem como, absorvidos em caso de sua incidência.
Bancos devem direcionar a sua atividade de serviços para a orientação financeira de seus clientes, atuando como prestadores de serviços financeiros que forneçam soluções e direcionamento, que possibilitem aos clientes não somente alocarem e obterem recursos financeiros para seus projetos e ambições, mas também para poderem designarem estes recursos da forma mais correta, que lhes proporcione melhor rentabilidade, tendo sempre em mente que maiores ganhos, implicam em correr maiores riscos, que riscos são um componente implícito em qualquer investimento, mas que se bem orientados e bem informados, os clientes podem amortizar e mitigar os riscos, através de iniciativas em busca por proteção ou "hedge" nas aplicações e investimentos financeiros. A proteção financeira pode ser feita de várias maneiras, tudo dependendo do risco e das circunstâncias, bem como do negócio envolvido, assim, os riscos podem serem mitigados, bem como, absorvidos em caso de sua incidência.
Comentários
Postar um comentário