Clientes Internos - Organização voltada para os clientes

Em todas as organizações existem clientes, assim como em todas as organizações existem colaboradores, que exercem funções através de seus cargos, com os quais a organização conta para poder atender seus clientes, e quem são os clientes de uma organização, senão todos que dependem e precisam da organização, em relação a seus produtos e serviço, e que por isto, devem as organizações serem organizadas para o atendimento aos clientes, sejam eles internos e externos, sendo que clientes internos são os departamentos, setores, equipes e cada um dos seus funcionários, enquanto que os clientes externos, são todos que de alguma forma negociam com a organização. muito embora sejam os clientes externos os responsáveis pelas organizações existirem, são os clientes internos que dão vida a organização, de forma que, os clientes internos devem receber o mesmo tratamento e consideração que os cliente externos, para que a organização seja voltada para o cliente, para que não haja distinção entre um ou outro, mas sim que esteja preocupada em atender com o mesmo zelo e dedicação, tanto um quanto o outro, sejam clientes internos e ou clientes externos.

A organização deve estar atuando totalmente voltada para seus clientes para que ganhe eficiência, já que não haverá distinção entre clientes internos e externos, pois o objetivo é tornar a organização empenhada em satisfazer seus clientes, que devem receber um tratamento pontual, disponível, dedicado e atencioso, de forma a satisfazer seus clientes, para que todos ganhem, porque ao dedicar a atenção no cliente e suas necessidades, em satisfação as suas solicitações, todos na organização deverão empenhar esforços para cumprir prazos, para atender bem o cliente e tornarem o ambiente profissional altamente especializado em satisfazer o cliente, seja o cliente interno ou o cliente externo, de forma a ganhar eficiência, ser mais eficaz e mais efetivo no desenvolvimento da atividade da organização, que notadamente deve estar sempre atuando para que o cliente esteja sempre satisfeito e não tenha motivos para procurar outra organização para fazer negócios, e seja sempre a organização que os clientes desejam com relação aos produtos e serviços que procuram, para satisfazerem suas necessidades.

Clientes são clientes, e vão sempre procurar a organização que os atenda e os satisfaça em suas vontades e desejos, sendo assim, uma organização voltada para o cliente, em que não faça distinção entre clientes internos e externos, é muito mais eficiente, porque acaba encrustando a mentalidade de uma organização que busca sempre estar voltando o seu negócio para os seus clientes, de forma que, acaba ganhando em produtividade e efetividade no seu negócio, fazendo com que todos os colaboradores trabalhem com maior empenho e dedicação em satisfazer os clientes, não fazendo distinção entre clientes internos e externos, mas sim, em buscar sempre atuar para cumprir prazos, desempenhar bem suas funções, e oferecer serviços e produtos de alta qualidade, o que irá eliminar muitas métricas de controle e necessidade de supervisão ou gerenciamento das equipes, pois a medida que todos são responsáveis em satisfazer o cliente, estes acabam por ter uma maior autonomia no trabalho, como também tornam-se mais responsáveis pelos resultados do seu trabalho, que será medido pela satisfação do cliente, e será este quem supervisará e gerenciará todo o processo de atendimento as suas solicitação, bem como, irá avaliar a qualidade de todo o serviço prestado quanto ao produto entregue, que se não o satisfazer, terá motivos para reclamar e queixar-se, o que irá invariavelmente medir a qualidade do serviço prestado ou do produto entregue.

Uma organização que esteja totalmente voltada para o cliente acaba por criar mecanismos e instrumentos que ficam a critério do cliente de medir a qualidade do serviço, que notadamente é mais rigoroso, tendo vista que, se não tiver sua solicitação, em relação a sua necessidade plenamente atendida, este poderá exigir reparação, bem como, poderá trocar de organização, ou seja, se uma equipe organizada em um departamento, setor ou mesmo em um projeto, não conseguir satisfazer o seu cliente, o cliente poderá querer que seja feito mudanças na organização para que suas necessidades sejam satisfeitas, do mesmo modo, como um cliente externo poderá buscar em outra organização empresarial, a satisfação que deseja em relação as suas necessidades, desejos e vontades.

Organizações voltadas para os clientes, sejam internos ou externos, sem fazer distinção entre eles, é mais profissional e mais empenhada em satisfazer as necessidades dos seus clientes, o que irá de encontro com o que se espera de uma organização, ao qual deve sempre melhorando para poder desempenhar sua atividade com eficiência, e com isto, alcançar os resultados que tanto precisa, para poder crescer e prosperar.

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