Atendimento ao Cliente - Forma, Modo e Jeito

Escrever sobre atendimento ao cliente pode parecer uma tarefá fácil e simples, porque todos concordam que o cliente deve ser respeitado e receber a máxima atenção por parte do atendente, visto que, o cliente é o cliente, e sem cliente não existe negócio e  notadamente, a função do atendente, por isto, muitas vezes repetimos sempre os mesmos postulados e receitas já muitos batidos, que envolvem atender bem o cliente, de forma a ser cortês e demonstrar atenção, e com isto, oferecer ao cliente o que este procura, sabendo informar e esclarecer ao  cliente, sobre o que este solicita e procura, ao que este busca, e somente a respeito do que o ciente quer saber relacionado aos produtos e serviços oferecidos. o que também implica, em informar e esclarecer o que o cliente talvez não saiba e conhece sobre o que esta procurando,  e com isto ser ético e justo com o cliente.

E o minimo que o cliente espera de um atendente, é ser respeitado e bem atendido, mas muito embora isso pareça óbvio, existem muitos atendentes atendendo mal os clientes, existem muitos atendentes que por quererem agradar ou mesmo atender bem o cliente, acabam por exagerar e cometer o mais grave erro em relação ao cliente, o erro de sub-estimar a inteligencia do cliente, de achar que somente demonstrar atenção com um sorriso no rosto e praticamente se curvar perante o cliente, estará com isto conquistando e encantando o cliente, o que não é verdade, pois hoje em dia, na nossa vida atribulada, com tantas coisas e informações que temos que dar conta, achar que um sorriso no rosto, chamar pelo nome e ainda ficar cercando o cliente, isto tornará um atendente, o melhor atendente do mundo, esta longe da verdade e realidade, e que não é verdade e sim um grande erro, pois ninguém hoje em dia espera que um atendente ou vendedor, fique bajulando um cliente de forma a empurrar um produto ou serviço, pois o que o cliente quer, e isso, é o suficiente para que o cliente fique satisfeito, é que o cliente seja respeitado, que não seja tratado como um idiota, e que o atendente pode manipular o cliente, pois quem age assim, achando que esta fazendo o melhor pelo cliente, esta na verdade espantando e expulsando o cliente, já que este não espera isso, e somente que ao entrar em um estabelecimento, seja bem atendido,  envolvendo ser cumprimentado, mas de forma natural, cordial e sem exageros, e que se for chamado pelo nome, que isto não soe artificial e exagerado, pois se o atendente ficar bajulando e lambendo o cliente, este ficará com receio e com desconfiança do atendente, pois quem exagera no atendimento, e acha que esta abraçando um cliente, acreditando que esta é a receita para lidar com as pessoas ou clientes, esta muito enganado, pois um cliente é uma pessoa, e o que espera de um estranho e uma pessoa desconhecida, como no caso de um atendente de uma empresa, é que não o trate de maneira artificial, mas sim, que somente esteja pronto, preparado, disposto e acessível ao cliente, bem como, demonstre atenção e respeito pelo cliente, seja quem for o cliente, seja lá quem for a pessoa, e que muito embora existam pessoas que esperam serem tratadas como estrelas, que esperam serem bajuladas e aduladas, estas pessoas são exceção no universo dos clientes, e para estes casos, se a organização ficar dependente e refém destes clientes, poderá a organização no futuro enfrentar dificuldades para desenvolver o seu negócio, porque este tipo de cliente reage ao menor descontentamento e a menor insatisfação em relação ao atendimento ou ao produto e serviço oferecido, pois basta apenas que não seja satisfeito, que este vai buscar quem o bajule mais, por isto, o atendimento deve seguir um certo padrão, envolvendo comportamentos e atitudes que respeitem o cliente, mas sem exagerar na dose, sem ser superficial e artificial, e que seja  de forma natural e gentil, o que é no mínimo que todos esperam, sendo assim, o cliente dará foco na disponibilidade, na atenção recebida e na competência do atendente em satisfazer suas necessidades, que se não for satisfeita em relação ao produto ou serviço, que deseja e procura, mas pelo fato de ter recebido a atenção suficiente e necessária, este pode relegar alguma insatisfação referente ao produto ou serviço, somente por ter tido todas as respostas e ter recebido a atenção sempre disposta, isto porque, é o que as pessoas querem, querem serem somente respeitadas, e não bajuladas ou mesmo desmerecidas com a falta de atenção ou mesmo de disponibilidade as suas necessidades, vontades e desejos.

Atendente bom é aquele que sabe compreender e se por no lugar do cliente sem ser descortês, exagerado e indiferente com as necessidades do cliente, mas sim, que esteja disposto, que dedique atenção e que fique sempre de prontidão para satisfazer o cliente, relegando qualquer bajulação para o segundo plano, pois chamar pelo nome, ficar sorrindo artificialmente e ficar insistindo ou se oferecer como produto, no lugar do produto ou serviço da organização, somente irá tirar o foco das necessidades do cliente, e isto, fará com que o cliente pense duas vezes antes de voltar para a organização para ser atendido daquele jeito.

Atendimento ao cliente existe forma, modo e jeito que requer preocupação com o cliente mas sem ser exagerado e ou negligente com as necessidades do cliente, mas sim respeitar o espaço e o tempo do cliente, que dever receber atenção com total devoção sem ser manipulado, e achar que o cliente não percebe qualquer tentativa de empurrar uma venda, mas sim, poder demonstrar disponibilidade e atenção, como também satisfazer suas necessidades em relação ao que o cliente procura.

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