Prêmio de Incentivo, motivação e promoção do Ensino em Escolas Públicas Brasileiras

O ministério da educação e também as secretárias estaduais de educação deveriam desenvolver uma premiação a nível escolar, no âmbito municipal, estadual e federal, que incentivasse os alunos de escolas públicas a se dedicarem mais aos estudos, nas mais diversas disciplinas escolares, de forma que, seriam elaborados materiais didáticos específicos e designados no formato de apostilas, contendo o conteúdo das matérias e todo um roteiro de estudos, para que os alunos pudessem dedicar seu tempo estudo, estudando em cima deste conteúdo, e tendo como objetivo realizar provas em âmbito escolar, a fim de incentivar os alunos nas suas respectivas escolas a avançarem nos estudos, podendo ser oferecidos bolsas de estudos, com premiação em dinheiro para continuarem seus estudos, assim como, em âmbito do seu município, a obter condições para conseguir vagas em universidades e também uma bolsa para continuarem seus estudos, e a nível estadual, para obterem uma bolsa como prêmio e o reconhecimento em seu estado, o mesmo seria aplicado a nível federal, tudo para que oportunizasse e estimulasse os alunos de escolas públicas a dedicarem ao estudos e assim continuarem a avançar rumo a conquista de um diploma universitário e também a realização de um objetivo no âmbito da educação; não deveria ser um único prêmio, mas diversos, para atender diversos propósitos em diversas disciplinas, de forma que, o aluno que tem mais aptidão para uma determinada disciplina e que gostasse de estudar um determinado conteúdo, também fosse premiado ao alcançar determinado resultado ou se sobressair em relação aos demais competidores. O conteúdo do material didático deveria ser elaborado com formato de apostilas para que tonasse democrático, acessível, padronizado e mais barato, a fim de ajudar e incentivar os alunos a estudarem, este material poderia ser impresso em cadernos especiais com tamanho e formato de um pocket, ou livro de bolso, para que aonde fosse e pudesse, o aluno poderia ler, estudar e exercitar conhecimento e desenvolver seu aprendizado, e desta forma, permitir que todos tinham acesso a uma educação de qualidade, estimulada pela possibilidade de ganhar o prêmio, e com isto, desenvolver o hábito de gostar de estudar e aprender. Esta ideia não é nova e também não é minha, mas a junção de várias iniciativas que aplicadas em conjunto podem ajudar a melhorar a educação e estimular os alunos a gostar de estudar para avançarem nos estudos, fruto de experiência do passado, quando tive acesso a um material enviado pela Marina do Brasil, que imprimia diversos cadernos, no formato de apostilas em tamanho reduzido, que por isto, me fez avançar muito em meus estudos do 2º Grau, e por serem de fácil manuseio, e muito didáticos, estimularam a minha vontade por estudar e conhecer, sem que tivesse um professor ensinando, mas somente ajuda de um material preparado para o auto-estudo, e com isto, tendo uma prova como objetivo, poderia ajudar os alunos a se motivarem alcançarem seus objetivos ou mesmo, a conseguirem o prêmio que os ajudaria a concluir seus estudos. O conteúdo deveria ser adaptado de forma a permitir o aprendizado e também a estimular o conhecimento, bem como, preparar o aluno para testes e também para exames do ENEM.

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