Competitividade X Produtividade - Livre Mercado

Para ser mais competitivo é necessário ser mais produtivo, para conseguir ser mais produtivo é necessário haver competitividade, e esta relação somente pode ser melhor quando as regras que normatizam este jogo, forem livres e abertas, permitindo que não haja restrições e impedimentos, que não haja privilégios e regalias, em que a regra não se limite a satisfazer uns e atender outros em detrimento de todo o mercado, e com isto, o mercado se ajuste e se adapte, para que tenhamos as mesmas condições em igualdade de oportunidade, apoiado por mecanismos e instrumentos, que habilitem e satisfação as necessidades do mercado em educação, preparo, treinamento e desenvolvimento, são estes os ingredientes fundamentais para termos um mercado mais homogêneo e também heterogêneo, igualdade de oportunidade com diferentes possibilidades, e desta forma permitir o incremento da produtividade através da competitividade de maneira a aumentar a eficiência e a qualidade em tudo o que é produzido, fabricado, vendido, comercializado neste mercado. A Competitividade aumenta a medida que aumentam a disponibilidade de produtos e serviços, que são consequência da demanda, enquanto que a disponibilidade maior depende de mercados abertos, livres e sem restrição, a fim de fomentar a competitividade e impulsionar o crescimento, em detrimento disso, a qualidade nos produtos e serviços, sobressai em relação aos produtos de qualidade  inferior, o que leva o consumidor a buscar os produtos e serviços que mais o satisfação e consigam atender suas exigências, em relação a confiabilidade, durabilidade, estabilidade, funcionalidade, conveniência e a necessidade, neste aspecto, quanto maior for a demanda por produtos e serviços, e quanto menor for a oferta, tanto menor poderá ser a competitividade, já que a oferta não consegue atender a demanda, ou que existam barreiras e restrições para limitar o aumento a oferta, em benefício de poucos fornecedores, produtores, comerciantes ou industrializadores, que buscam através de impedimentos bloquear a entrada de novos concorrentes, para impedirem que haja maior oferta e disponibilidade de produtos ou serviços, o que limitará e restringirá a competição, consolidando o domínio de mercado por poucas empresas, que estabelecem preços e regulam o mercado, acabando por impedir a livre concorrência neste mercado. Um mercado restritivo e fechado somente beneficia aqueles que lucram com a pouca oferta e disponibilidade de seus produtos, que em razão disso, não consegue melhorar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados, já que fica limitado ao que o mercado tem a oferecer, e não ao que poderia oferecer, quanto mais competitivo for um mercado, maior será a qualidade de seus produtos e melhor será a produtividade, já que um é razão direta do outro, mas também dependem de questões como competências técnicas, capacidade operacional e de processos produtivos, para que quanto mais fluído for para atuar no mercado, mais atrativo se tornará este mercado em termos de competitividade, e maior serão as ofertas e disponibilidades de produtos e serviços para este mesmo mercado, sendo que o custo para se produzir, fabricar, vender e comercializar, devem ser fatores importantes quanto a decisão de investir ou não em um mercado, mesmo que haja demanda para novos competidores e que haja capacidade de absorver novos investimentos, sem que onere o lucro e possibilite absorver os custos para poder disponibilizar e oferecer novos produtos para este mercado.

Um mercado livre e aberto sempre será a melhor opção quanto o mais importante for aumentar a competitividade e a produtividade, pois possibilitará que novos concorrentes invistam e sejam atraídos pelo mercado, que veem vantagens em investir neste mercado por acreditar que podem oferecer e disponibilizar produtos e serviços com maior qualidade ou que enxergam oportunidades para competir em um mercado com pouca concorrência, o que permitirá o desenvolvimento do mercado, maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos, maior concorrência, preços mais atrativos e vantajosos para o consumidor, além de ser impulsionador do crescimento econômico deste mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?