Big Data e os Bancos

Uma imensa quantidade de informação somente pode ser útil se for usada para algum propósito, sem isto, é informação demais para nada, sem utilidade alguma, por isto, o Big Data deve antes de tudo ser útil e servir para alguma finalidade, deve ser extraído desta imensa quantidade de informação algo relevante e útil, que seja aplicado à serviço da organização financeira, que informe algo que possa agregar valor ao negócio e seja incorporado ao negócio da organização, neste aspecto, deve este imenso banco de dados, aonde o volume, a variedade, a velocidade e a acessibilidade em tempo real aos dados é o que os caracteriza, para que tenha alguma finalidade, buscando extrair informações que atendam ao negócio da organização, que consigam fornecer informações sobre clientes, sobre preferências, hábitos e perfil, assim como, oportunidades de negócios, sem isto, estas informações não possuem relevância para o negócio da organização. Os bancos devem buscar nestes grandes bancos de dados extrair informações que digam e informem sobre potenciais clientes, sobre o que estes clientes buscam quando fazem negócios, sobre a quantidade de negócios que realizam, aonde realizam seus negócios, para quem vendem e comercializam, e como realizam suas operações comerciais, além de poder fornecer uma série de informações em relação ao perfil e preferências destes clientes ou potenciais clientes para que o banco possa oferecer e se adequar as exigências e necessidades destes clientes, no tocante a oferecer produtos e serviços que atendam suas necessidades, além de conseguir maior vantagem em relação a concorrência. Big Data ou grande banco de dados pode ser composto por informações oriundas das mais diversas fontes, deste dados pessoais contidos nos cadastros dos clientes, como histórico de operações dos clientes, dados de fontes externas obtidas de forma pública e com acesso livre, como também de pesquisas, consultas, e monitoramento de operações comerciais, além de análise de dados geográficos, tanto econômicos, como sociais, perfazendo estatísticas e números sobre a economia geral e regional, dependo da abrangência e do objetivo, tudo isto é big data, que somente podem ser relevantes e útil quando tendo um propósito para ser aplicado ao negócio da organização a fim de incrementar os negócios, melhorar os produtos e serviços, adequar a novas realidades e preparar a organização para tendências e mudanças de rumos tanto na economia quanto nos negócios, neste sentido, o big data podem e devem contribuir para fortalecer o negócio e melhorar a organização, para que a organização seja mais eficiente, mais eficaz e efetiva nos seus negócios, além de buscar a perpetuação da sua atividade como organização.

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