Competição, Concorrência e Livre Mercado
Em Mercados abertos, livres e desimpedidos de atuar quanto a iniciativa privada, através da sua liberdade de iniciar o seu negócio, desenvolver e gerir sua atividade econômica, tem nas empresas privadas a iniciativa de atuar no mercado oferecendo seus produtos e serviços buscando atender as necessidades do mercado e desta forma conquistar clientes e parceiros, cada organização em seu segmento de negócio visa atender uma parcela deste mercado aonde devem existir outros concorrentes na mesma área de negócio atuando para competir e disputar uma fatia deste mercado, clientes são alvos desta competição que visa proporcionar a eles sempre os melhores serviços e oferecer os melhores produtos, mercados devem sempre serem regulados e controlados de forma a permitirem iniciativas que possibilitem a concorrência e competição entre as organizações que atuam neste mercado, visto que a concorrência proporcionará sempre vantagens para o cliente, o consumidor e o mercado, a falta de concorrentes sempre é uma aposta ruim porque estará estabelecendo privilégios e vantagens a uma única organização ou poucas organizações, que na ausência de competidores tendem a fixar preços baseado na falta de opção do consumidor, do cliente e quem perde é o mercado, pois fica restrito a uma ou poucas opções de escolha, assim a concorrência sempre será o melhor instrumento de regulação de preços, de melhores serviços, melhores produtos e oferta de opções para o mercado.
Organizações detectam oportunidades no mercado para o desenvolvimento do seu negócio, de expansão da sua atividade econômica através do crescimento orgânico ou através de aquisições e fusões, e crescimento da sua lucratividade, é através da livre iniciativa atuando em um mercado livre que organizações privadas desenvolvem seu negócio e sua atividade, sempre procurando atender as necessidades de seus clientes e competindo com outras organizações para atrair mais clientes, nesta forma de atuação no mercado, organizações geram riquezas tanto para si como para o mercado e para a sociedade envolvida, que participa deste mercado. A competição é a mola propulsora do desenvolvimento de qualquer sociedade avançada, pois é através da busca continua para sempre oferecer melhores soluções que atendam os clientes da melhor forma pelas organizações, estas estarão desenvolvendo sua atividade com dinamismo constante, visando se manter no mercado, visando ganhar mercado, visando expandir suas atividades e visando perpetuar seu negócio. Mercados protegidos e aonde uma ou poucas organizações atuam tendem ao comodismo, ao descaso com os clientes, ao domínio do mercado pela falta de opção de escolha por parte dos clientes e fraca expansão econômica em qualquer mercado.
Competição sempre implicará em busca continua por atender melhor os clientes de qualquer organização, oferecendo sempre produtos e serviços de maior qualidade, desta forma a concorrência é saudável para o mercado pois este ganha sempre quando lhe são oferecidos os melhores produtos e serviços a preços justos e regulados pela competição, neste caso as organizações estão sempre buscando diminuir seus custos, melhorar seus processos, desenvolver novas tecnologias que atendam sempre a demanda do mercado em face a competição presente no mesmo, também é a competição em um mercado concorrido e disputado que se está sempre buscando aprimorar o seu negócio a fim de não perder participação e conquistar uma posição melhor. Clientes exigentes e satisfeitos estão sempre querendo que lhe ofereçam produtos e serviços que atendam suas necessidades e superem suas expectativas, querem e buscam produtos e serviços de qualidade, que sempre serão o alvo das organizações.
Comentários
Postar um comentário